A República Checa é desde 2004 um Estado membro da União Europeia, mas até então não se tornou parte da Zona do Euro. Assim sendo, a moeda checa não é o euro, mas a coroa checa, simbolizada localmente para os Checos com a abreviatura Kč ou internacionalmente como CZK.
Nas partes turísticas da cidade na maioria das lojas e restaurantes é possível pagar em euro, mas recomendamos enfaticamente pagar tudo com a moeda nacional checa – a coroa checa. Caso pagues em euro, o estabelecimento dará o troco em coroas de acordo com seu próprio câmbio, que frequentemente é desfavorável para o cliente. Se ainda assim decidires pagar em euro, pergunte ao comerciante antes de pagar qual câmbio da moeda ele utiliza para passar o troco.
Para as suas despesas em Praga, pode trocar euros em um escritório de câmbio, pagar com o seu cartão bancário ou retirar dinheiro em um caixa eletrônico. Nos restaurantes, pode pagar cada vez mais frequentemente através de um código QR na mesa.
Antes de vir a Praga, convém informar-te no banco onde tens a conta sobre condições de uso dos cartões, sobre taxas e comissões em caso de pagamentos ou saques efetuados no exterior.
Em Praga, geralmente é possível viver sem coroas checas, mas é sempre melhor ter algum dinheiro em espécie consigo, por exemplo, ao utilizar casas de banho públicas (embora nessas áreas turísticas possam aceitar euros). Para viajar fora de Praga, é essencial, pois em locais menos turísticos, ainda pode encontrar um restaurante ou loja que só aceite dinheiro em espécie.
Informações sobre como e onde cambiar dinheiro em Praga a taxas de câmbio razoáveis podes encontrar em nosso artigo Casas de Câmbio em Praga.
A nota de 50 coroas está desde 2011 fora de circulação e não é aceita. Caso tenhas consigo alguma dessas na carteira, aqui no escritório a trocaremos alegremente por moedas, por que nós as colecionamos!