A área do Castelo de Praga é, sem dúvida, o monumento histórico mais importante da República Checa. É sede política e religiosa desde o século IX. Trata-se do complexo contínuo de castelos do mundo, que inclui palácios, igrejas, pátios e jardins com vistas imponentes sobre Praga.
No século IX, foi construída no local elevado a primeira fortificação de madeira para proteger a residência dos príncipes Přemyslidas que governavam o Reino da Boêmia. Dentro das muralhas, foram construídas as primeiras construções de pedra: a igreja de Santa Maria do século IX, cujas ruínas podem ser vistas através das janelas de vidro no corredor que liga o quarto pátio ao segundo, a igreja e o mosteiro de São Jorge do século X, várias vezes reconstruídos, e a rotunda de São Vito do século X, que ficava aproximadamente onde está o coro da atual catedral.
Desde então, a área do Castelo de Praga foi o centro político e religioso de Praga e do Reino da Boêmia. O próprio castelo, residência dos príncipes, reis e imperadores, foi ampliado ao longo dos séculos, principalmente durante o reinado do imperador Carlos IV (século XIV), do rei Vladislau Jagellonský (séculos XV/XVI), do imperador Rodolfo II Habsburgo (séculos XVI/XVII) e da imperatriz Maria Teresa Habsburgo (século XVIII). Após o fim da Áustria-Hungria em 1918, o Castelo passou a ser a residência dos presidentes.
Hoje, o Castelo é a residência oficial dos presidentes checos. Os edifícios religiosos também desempenham um papel significativo: a atual Catedral de São Vito é a sede da Arquidiocese de Praga e abriga muitos tesouros artísticos e religiosos; a Basílica de São Jorge, o túmulo de vários monarcas Přemyslidas, é um dos monumentos românicos mais belos de Praga.
Boa saber
- o circuito clássico de interiores na visita ao Castelo de Praga inclui: a Catedral de São Vito, o Antigo Palácio Real, a Basílica de São Jorge, a Rua Dourada
- exposições temporárias, que valem a pena ser vistas, são regularmente realizadas na Cavalariça do Castelo de Praga
- três museus interessantes dentro do Castelo: a história do Castelo de Praga apresentada nas salas históricas do Antigo Palácio Real, a Pinacoteca do Castelo de Praga, a coleção da família Lobkowicz no Palácio Lobkowicz.
- o Jardim Real no lado norte está aberto ao público de março até o final de outubro, e os jardins em terraço do lado sul do Castelo de Praga, que conduzem à Pequena Cidade, estão abertos de abril até o final de outubro; a entrada é gratuita