A leis de redução consumo de tabaco durante muitos e muitos anos colocaram a República Checa na posição de um dos países mais coniventes da Europa como o fumo. Os fumantes que visitavam Praga até menos de dois anos atrás se impressionavam muito como o fato de que na cidade era possível fumar nos bares e até nos restaurantes e cafés.
Infelizmente para os fumantes e felizmente para os não tabagistas, essa situação mudou drasticamente desde 31 de maio de 2017, no Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco, quando entrou em vigor a lei que proíbe o fumo em todos os lugares públicos na República Checa. As mesmas restrições aplicam-se ao uso de cigarros eletrónicos, tal como aos cigarros tradicionais, com duas exceções: os estabelecimentos de restauração e o zoológico de Praga. Contudo, alguns restaurantes podem decidir proibir o uso de cigarros eletrónicos nas suas instalações.
Informações sobre o regulamento tcheco relacionado ao consumo de álcool em Praga e na República Checa podem ser encontradas no nosso artigo consumo de álcool e drogas em Praga.
Um maço de cigarros custa em média 140 CZK, por volta de 5,6 EUR. (Junho 2024)