A que se deve prestar atenção para não pagar uma multa?
Os erros mais comuns ao viajar nos transportes públicos são os seguintes:
- Não valida o seu bilhete no validador.
- Não valida o seu bilhete ao entrar na zona paga do metro.
- Compra um bilhete de 30 minutos e não é suficiente (atenção! Isto pode acontecer principalmente quando viaja para o aeroporto, por isso recomendamos fortemente que compre um bilhete de 90 minutos – se os transportes públicos sofrerem atrasos e não chegar ao seu destino dentro de 30 minutos, infelizmente terá de comprar outro bilhete).
O que acontece quando o inspetor do transporte público de Praga controla alguém que não tem um bilhete válido?
Se o fiscal pegar você sem um bilhete válido, você terá que pagar uma multa. Não perca tempo explicando para o revisor que não és um morador de Praga, pois ele não levará isso em consideração. A maior das multas é de 1500 CZK / aproximadamente 60 EUR. Para pessoas que pagam a multa na hora o valor abaixa para 1000 CZK / aproximadamente 40 EUR.
O inspetor só pode ser pago em dinheiro (em coroas tchecas ou em euros) ou com cartão.
Antes de pagar a multa, certifique-se de que se trata de um inspetor de verdade. Os inspetores às vezes não usam uniformes, porém todos têm a obrigação de apresentar a insígnia da Empresa de Transportes da Capital Praga (Dopravní podnik hlavního města Prahy).
Multas:
- Ausência de um bilhete válido: 1 500 CZK / aproximadamente 60 EUR – multa básica, que abaixa para 1000 CZK / aproximadamente 40 EUR, caso a pagues imediatamente ou nos próximos 15 dias corridos a partir do incidente.
- Passageiro tem o cartão Lítačka, mas durante o controle não o tinha consigo: 50 CZK / aproximadamente 2 EUR – apenas para aqueles que possuem o bilhete por tempo chamado Lítačka, emitido em seu nome e válido no momento do controle.
Onde pagar a multa?
Caso não tenhas pago direto ao inspetor, podes pagar em dinheiro em espécie ou com cartão no escritório da Empresa de Transportes da Capital Praga (Dopravní podnik hlavního města Prahy ou seja "DPP") ou online no site da empresa.
- Endereço da DPP: Na Bojišti 5, Praga 2 – Cidade Nova (Nové Město), guichês números 10 e 11. Horário de funcionamento: segunda e terça-feira 10h00–17h30, quarta e quinta 8h00–18h00 e sexta-feira 8h00–15h00.
- Site da DPP para o pagamento de multas online: DPP – pagamento online de multas.
Tem uma queixa?
O comportamento do inspetor foi inadequado ou gostaria de se queixar de outra coisa? Sinta-se à vontade para entrar em contacto com a Companhia de Transportes de Praga (Dopravní podnik hlavního města Prahy) através do formulário de contacto ou com o Provedor de Justiça.