Para o Ano Novo, os Checos enviam cartões de felicitações onde estão escritas as letras "PF", que vêm do francês "Pour féliciter". Este costume remonta ao século XIX, quando começou a laicização da sociedade.
Para os Checos, o dia de Ano Novo marca o destino para todo o ano que está por vir. Por isso, é importante devolver o dinheiro emprestado para começar o ano sem nenhuma dívida, entre outras práticas.
Neste dia, o prato do almoço é composto de lentilhas: segundo a tradição checa, as lentilhas trazem dinheiro. Além disso, os Checos não devem comer carne de aves, para que a felicidade não "voe" embora, nem carne de coelho, para que a sorte não "fuja".
Atenção! Fogos de artifício e qualquer outro tipo de pirotecnia são proibidos no centro histórico de Praga e em muitos outros lugares.
Páscoa tem uma data móvel, pois é celebrada após a primeira lua cheia da primavera. Assim, pode ocorrer entre março e abril. Quanto às tradições culinárias, prepara-se um pão doce em forma de cordeiro (que simboliza Jesus). Às vezes, é decorado com merengue ou chocolate para lembrar a lã do animal.
Sexta-feira Santa – desde 2016, a Sexta-feira Santa é feriado na República Checa.
Segunda-feira de Páscoa: os homens percorrem a vila com uma vara trançada à mão e decorada com fitas para, simbolicamente, "chicotear" as mulheres. Diz-se que, assim, elas não "secarão" e permanecerão férteis e bonitas durante o ano. Para essa ocasião, os habitantes de algumas regiões da República Checa vestem trajes tradicionais.
Para agradecer aos homens por mantê-las "frescas", as mulheres oferecem a eles ovos pintados à mão, aguardente ou, às vezes, jogam água fria no rosto deles.
Na República Checa, o 1º de maio era um dos dias mais importantes durante a era comunista: grandes desfiles eram organizados, e a participação era obrigatória para todos os cidadãos.
Na República Checa, o 1º de maio também é o dia do amor. Segundo uma tradição pagã, a garota deve ser beijada pelo seu parceiro sob uma cerejeira em flor para permanecer bonita e atraente.
Em Praga, a colina de Petřín é o lugar favorito dos casais apaixonados para trocar beijos. É aqui que eles se encontram, sob a estátua do poeta checo Karel Hynek Mácha, representante do romantismo, cujo famoso poema se chama "Máj" (Maio). Aqui está um pequeno trecho:
"Já era tarde, o primeiro de maio,
uma noite de maio – o tempo do amor.
E a voz da rola
tão delicada convidava ao amor
entre os pinheiros perfumados."
Em Praga, as celebrações do fim da Segunda Guerra Mundial começam no Memorial Nacional de Vítkov com o desfile das unidades de honra do exército checo e da guarda do Castelo de Praga. Depois, são depositadas coroas de flores ao pé do túmulo do Soldado Desconhecido, em homenagem às vítimas da guerra, durante a qual cerca de 380.000 Checos perderam a vida.
Cirilo e Metódio foram dois missionários eslavos de Tessalônica que chegaram à Grande Morávia em 863, a pedido do soberano morávio Rastislau, com o objetivo de explicar aos habitantes locais a fé cristã em uma língua diferente do latim e que lhes fosse compreensível. Assim, os habitantes da Grande Morávia tornaram-se os primeiros na Europa a ouvir a liturgia em sua própria língua. Por trás dessa missão, Rastislau escondia, na verdade, um objetivo político: livrar seu país da influência política e religiosa do reino franco.
Esses irmãos criaram uma língua complexa, capaz de atender tanto às necessidades da vida cotidiana quanto às demandas litúrgicas. Essa língua baseava-se no eslavo falado na região de origem dos dois irmãos e diferia muito pouco do eslavo usado na Grande Morávia.
Além disso, para expressar essa nova língua por escrito, Cirilo criou um alfabeto específico. Assim nasceram os primórdios do alfabeto glagolítico.
Cirilo e Metódio foram canonizados no final do século XIX e tornaram-se os padroeiros da Morávia.
Em Praga, há uma igreja dedicada a esses dois missionários. Se você tem interesse pela Segunda Guerra Mundial e entende inglês, recomendamos muito a visita guiada, que também apresenta este monumento, cuja cripta serviu de refúgio para os paraquedistas checoslovacos após o assassinato de Reinhard Heydrich.
Jan Hus é uma figura importante na história checa. Foi um padre católico romano, reformador, pregador e, sem dúvida, um dos pensadores medievais checos mais influentes. Ele também simplificou a ortografia checa ao substituir longas sequências de consoantes por letras com acentos.
Hus lecionou na Universidade de Praga e criticou a decadência moral da Igreja em suas obras religiosas. A Igreja Católica o condenou como herege e o queimou há mais de 700 anos, na cidade de Constança, na fronteira entre a Suíça e a Alemanha. Jan Hus sempre se recusou a renunciar às suas convicções.
O monumento a Jan Hus está localizado no centro da Praça da Cidade Velha.
São Venceslau é um dos santos mais populares da República Checa. Protetor da Nação, padroeiro, mártir e figura central na história checa, ele desempenhou um papel importante na emancipação do Estado Checo e da dinastia Přemyslida no contexto da Europa cristã.
Foi São Venceslau quem mandou construir a Catedral de São Vito no Castelo de Praga, que mais tarde se tornou a atual catedral gótica.
No dia 28 de setembro, eventos em sua homenagem são organizados em várias partes da República Checa.
Na Cidade Nova, na praça que leva o seu nome (a Praça Venceslau), você pode admirar a estátua de São Venceslau montado a cavalo, um local onde os habitantes de Praga costumam se reunir.
O dia 28 de outubro foi um dos mais importantes para a nação checa. Após 400 longos anos, os Checos finalmente se libertaram do domínio da dinastia dos Habsburgos.
Tomáš Garrigue Masaryk foi o primeiro presidente da Primeira República Checoslovaca e um exemplo de liderança para o povo. Durante todo o seu mandato, o país viveu uma era de prosperidade. Sua estátua está localizada em frente ao Castelo de Praga, na Praça Hradčanské, e também uma estação ferroviária na Cidade Nova leva seu nome (Masarykovo nádraží).
Hoje, a cidade de Praga organiza vários eventos para celebrar este feriado nacional. Esta data também oferece a oportunidade de visitar muitos locais que geralmente estão fechados ao público, como a Câmara dos Deputados e o Senado em Praga.
Este dia comemora dois eventos históricos da República Checa:
uma manifestação de estudantes em homenagem a Jan Opletal, um estudante checo que foi mortalmente ferido durante um protesto contra a ocupação nazista em 1939. Após este evento, Hitler reagiu rapidamente: mandou fechar as universidades checas, executou alguns estudantes e deportou outros para campos de concentração.
o início da Revolução de Veludo em 1989: poucos dias após a queda do muro de Berlim, em 17 de novembro de 1989, estudantes checos se reuniram para comemorar o evento mencionado acima. Essa manifestação transformou-se espontaneamente em um protesto contra o regime comunista, ao qual dezenas de milhares de pessoas aderiram. A intervenção brutal da polícia para acabar com essa reunião de 17 de novembro desencadeou uma onda de greves e manifestações em nível nacional. Algumas semanas depois, o regime comunista foi abolido e, em 29 de dezembro, Václav Havel foi eleito presidente da república. E por que "de Veludo"? Essa expressão reflete a transição de poder sem violência.
Desde esse dia, muitos eventos e concertos são organizados para comemorar esses momentos históricos e lembrar o valor da liberdade e da democracia.
Gostaria de saber mais sobre o nazismo e o comunismo na antiga Checoslováquia e fala inglês? Permita-nos recomendar nossos passeios guiados: Visita a Praga na época da Segunda Guerra Mundial e Visita a Praga na época do comunismo.
Os Checos chamam este dia de "Štědrý den" (o dia generoso).
À noite, é servido o jantar tradicional, composto por carpa empanada e salada de batatas. Depois, um sino é tocado para anunciar a chegada do Menino Jesus, Ježíšek, e os presentes são entregues às crianças.
Os Checos também têm o costume de jejuar ou comer pouco neste dia. Dizem que quem conseguir ficar sem comer até a noite verá o "zlaté prasátko" (porquinho dourado).
Os Checos têm o hábito de visitar suas famílias.
As escolas primárias e secundárias estão fechadas nos meses de julho e agosto.
Os horários de funcionamento das lojas durante os feriados podem ser um pouco complicados... Resumindo, em certos feriados, as lojas com mais de 200 m² são fechadas por lei, enquanto as menores podem permanecer abertas. A exceção são sempre as farmácias, os postos de gasolina, etc., aos quais não se aplica a proibição.