Os residentes da União Europeia e da Suíça precisam de um passaporte ou carteira de identidade válido para viajar para a República Checa.
Os habitantes do Brasil não precisam de visto para a República Checa no caso de uma estadia turística de até 90 dias. É possível viajar apenas com o cartão de identidade, mas recomenda-se ter também o passaporte.
Em caso de perda ou roubo dos seus documentos de identidade durante a sua estadia em Praga (cartão de identidade, passaporte ou carta de condução), deve primeiro contactar uma estação de polícia, por exemplo, a que está perto da Praça Wenceslao: 9 Praça Jungmannovo, Praga 1, tel. +420 974 851 750, que lhe emitirá um relatório de perda ou roubo do seu documento. Com este relatório, deverá dirigir-se à Embaixada de Portugal em Praga ou à Embaixada do Brasil em Praga, que lhe emitirá um salvoconduto para regressar ao seu país caso já não tenha um documento de identidade válido. Tenha em conta que este serviço tem um custo.
O salvoconduto, embora válido por 30 dias, é um documento de viagem de uso único: permite apenas a viagem de regresso ao seu país.
Documentos necessários para obter o salvoconduto: