Bem-vindo à República Checa!
Sabia que a República Checa deu ao mundo a palavra "robô" (usada pela primeira vez na peça R.U.R. de Karel Čapek), as lentes de contacto moles (inventadas pelo professor O. Wichterle em 1961), as meias-calças (também inventadas por O. Wichterle em colaboração com a empresa Baťa), a remoska – um forno elétrico portátil (fabricado em 1957 na fábrica Remos) e o cubo de açúcar (fabricado na refinaria de Dačice em 1841)? E sabe com o que os estrangeiros mais associam à República Tcheca? Normalmente ouve-se "Havel", "Jágr", "Škoda". No entanto, seria uma pena não mencionar outras personalidades famosas checas que adquiriram renome muito além das fronteiras. Entre elas, podemos citar o compositor A. Dvořák (Sinfonia do Novo Mundo), o psicólogo Z. Freud, o arquiteto A. Loos, os artistas A. Mucha e Toyen, o cineasta M. Forman (Voando sobre um ninho do cucos, o musical Hair, Amadeus), e entre as personalidades atuais, a cantora de ópera M. Kožená e o escalador A. Ondra. Também vale a pena mencionar as antigas supermodelos T. Maxová e E. Herzigová, entre outras. Entre os produtos que se destacaram no mundo, destacam-se o vidro checo Moser, os sapatos da marca Baťa e o licor de ervas Becherovka (anteriormente usado como remédio para melhorar a digestão). Se também levarmos em conta a beleza natural, o número incomum de monumentos inscritos no Patrimônio Mundial da UNESCO, os castelos e palácios onipresentes, assim como as várias estâncias termais, a República Checa, apesar de seu tamanho modesto, tem muito a oferecer!
Instituições:
A República Checa é membro da União Europeia desde 1º de maio de 2004. No entanto, ainda não faz parte da zona do euro.
Ela integrou o sistema de segurança coletiva da OTAN em 1999.
A capital, Praga, é a maior cidade da República Checa em termos de extensão e população.
Outras cidades importantes: Plzeň a oeste, Brno ao sudeste, Ostrava e Olomouc a leste.
A República Checa é dividida em 14 regiões administrativas, uma das quais é formada pela capital Praga. A maior região, Boêmia Central, a cerca de todos os lados.
A República Checa é um país montanhoso, quase completamente cercado por cadeias de montanhas. Estas marcam as fronteiras históricas do Reino da Boêmia.
Aqui estão as mais importantes: os Montes Metálicos (Krušné hory) a noroeste; os Jeseníky e os Montes dos Gigantes (Krkonoše) ao norte, onde se encontra o ponto mais alto do país, a Sněžka ou "Montanha das Neves" (1.602 m); a cadeia de Šumava a sudoeste; a fronteira com a Eslováquia segue o eixo dos Montes Cárpatos Brancos.
Dentro do país, estendem-se duas vastas planícies, importantes para a agricultura do país – uma ao longo do rio Elba e a outra no sul da Morávia.
A República Checa tem muito a oferecer aos caminhantes, praticantes de esqui cross-country, amantes da natureza e entusiastas de castelos. Ela oferece:
A República Checa oferece um patrimônio arquitetônico muito rico e diversas cidades históricas com centros preservados, além de inúmeros castelos e fortalezas espalhados por todo o país e acessíveis ao público. Em um território relativamente pequeno, ela abriga uma das maiores concentrações de monumentos classificados pela UNESCO na Europa.
Monumentos e centros históricos classificados como patrimônio mundial da UNESCO:
Praga e seus arredores:
Bóhemia Oriental:
Bóhemia Ocidental:
Bóhemia do Norte:
Bóhemia do Sul:
Morávia:
Vysočina: