Rudolfinum

O Rudolfinum está estreitamente ligado a um gigante da música clássica checa: Antonín Dvořák. Seu nome foi dado à sala de concertos na qual dirigiu o primeiro concerto da Filarmónica Checa, que interpretou a famosa composição “Sinfonia do Novo Mundo”. Esta filarmônica é um conjunto musical reconhecido mundialmente e ainda está sediada no Rudolfinum. No outono de 2024, seu prestígio foi confirmado com um convite para se apresentar na Carnegie Hall em três concertos.

Este prédio neorrenascentista, que se encontra na margem do rio Moldava, foi construído entre 1875 e 1885 pelos arquitetos Zítek (o mesmo autor do Teatro Nacional) e Schulz (o autor do Museu Nacional e trata-se de uma das construções mais significativas de seu tempo. Deve o seu nome ao príncipe Rodolfo, o filho de Francisco José I. Em 1885, foi inaugurada no Rudolfinum uma grande sala de concertos, já que, naquela época, não havia uma sala do tipo em toda a cidade. Desde o início da sua existência, o Rudolfinum foi concebido para ser um edifício multiuso não apenas para concertos de música clássica mas também para exposições de arte.

Na época da Primeira República, o prédio do Rudolfinum serviu como sede temporária do parlamento checoslovaco. A sua função original foi exercida na segunda guerra mundial durante a ocupação nazista, quando se tornou o local de trabalho da Filarmônica Alemã. Os visitantes tchecos voltaram à sala Dvořák, de acústica excepcional e decoração ornamental elegante, apenas em 1946.

Além de sede da Filarmônica Checa, o Rudolfinum é também um local importante para a realização dos festivais Primavera de Praga, Praga de Dvořák e Prague Sounds.

 Onde
Cidade Velha

Jiří Weil situa no Rudolfinum parte do seu romance “Mendelssohn está no telhado”, que se desenrola na época da ocupação alemã e que trata de maneira simbólica a questão do antissemitismo. O autor imagina que o representante do Reich, o Protetor Reinhard Heydrych, ordena a retirada da estátua de Felix Mendelssohn-Barthold do ático do Rudolfinum, visto que as origens judaicas daquele compositor profanariam este santuário da arte alemã. Assim, sob a vigilância de um membro da SS, dois funcionários vão retirar a “estátua inimiga” mas por pouco não destroem a imagem de Richard Wagner, o ídolo dos nazistas, visto que acabaram sendo confundidos pelo nariz saliente de Wagner. Com a ajuda de um judeu experiente, acabam descobrindo o seu erro e evitando a pior das consequências. Na verdade, seria inútil procurar a estátua de Wagner no ático do Rudolfinum: ela nunca esteve lá.

Marek, Avantgarde Prague
Personal tip avatar

Você também pode gostar

main picture 1 Concert Lobkowicz Palace Prague
Música clássicaBilheteria

Matinê no Palácio de Lobkowicz

35.97 USD / pessoa
5 Vieille ville de Prague
Guia privadoVisita guiada

Passeio privado pela Cidade Velha e Malá Strana

125.37 USD / pessoa (grupo de 4 pessoas)
main picture 1 Mozart dinner Prague
Praga românticaEspetáculoSeleção Avantgarde PragueCulináriaBilheteria
Avantgarde Prague recomenda
main picture 02 Lunch river cruise Prague
Culinária

Cruzeiro pelo Moldava com almoço

56.01 USD / pessoa
Menu