É a mais antiga sinagoga ainda em uso na Europa, datando da década de 1270, e um dos mais antigos edifícios góticos da capital checa, com grande valor histórico e arquitetónico. A única sinagoga ainda dedicada ao culto no bairro de Josefov, continua a ser o coração espiritual da comunidade judaica de Praga.
A sinagoga está associada a inúmeras histórias e lendas. Uma das mais famosas é a lenda do misterioso golem, que o rabino Löw teria escondido no sótão da Antiga Nova Sinagoga.
Chamada “Nova” sinagoga quando foi construída no século XIII, tornou-se a “Velha Nova” sinagoga quando novas sinagogas foram gradualmente construídas no bairro Josefov.
Do exterior, parece bastante austera, com o seu frontão de tijolo vermelho e a sua baixa altura em comparação com os grandes edifícios Arte Nova da zona. Devido ao facto de o nível do solo ter subido desde o período gótico, é necessário descer vários degraus para chegar ao interior do edifício. Depois de passar pela antecâmara abobadada, entra-se no salão principal sob um magnífico tímpano decorado com uma folha de videira em baixo-relevo, cujas raízes representam as 12 tribos de Israel.
A grande sala divide-se em duas naves altas, cujas abóbadas são sustentadas por pilares hexagonais com capitéis ornamentados com folhagens. O centro do espaço sagrado é dominado pela bimah, um púlpito utilizado para a leitura da Torah, rodeado por uma grelha gótica de ferro forjado. O estandarte que o encima foi um presente do imperador Fernando III à comunidade judaica de Praga, para lhe agradecer a sua participação na defesa da cidade contra os suecos. A Tora encontra-se no seu lugar habitual, junto à parede leste.
De acordo com o costume do judaísmo ortodoxo, a sinagoga tinha áreas separadas para homens e mulheres: estas últimas podiam seguir as cerimónias religiosas a partir de um anexo a norte, construído no século XVIII.
É bom saber
O bilhete para a Antiga Nova Sinagoga não pode ser comprado separadamente, mas apenas como parte do circuito de visita ao Bairro Judeu de Praga. Como os outros locais, ela está aberta todos os dias, exceto aos sábados e nas festas judaicas.